Nos últimos anos, o franchising no Brasil tem passado pelo que especialistas chamam de interiorização do setor. Isso faz parte do processo de expansão das redes de franquias que, com a escassez de locais nos grandes centros urbanos e a oportunidade oferecida pelas menores cidades, partem para os pequenos municípios em busca de crescimento sustentável. Além disso, o processo acaba por levar desenvolvimento para essas regiões por conta da geração de empregos e do desembarque de marcas conhecidas do público, que antes não eram explorados pelas marcas. Por essas e outras que é possível garantir boas oportunidades de negócios com franquias para cidades pequenas de até 100 mil habitantes.
No ano passado, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou um estudo que comprovou esses fatores. Entre as 30 cidades do País com maior número de franquias em operação, ao menos 20 são capitais. Entretanto, ao avaliar o ritmo de expansão das redes nesses locais, a entidade observou que centros como Niterói (RJ), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Campinas (SP) registraram avanços acima da média nacional.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, o franchising está presente em mais de 40% dos municípios brasileiros e deve prosseguir com essa rápida ascensão nos próximos anos. “Com este estudo, buscamos evidenciar alguns destaques regionais e movimentos. Mais uma vez, pudemos constatar a importância do interior do País para as redes e o desempenho acima da média nacional em várias cidades. É o franchising se reinventando para um novo ciclo de crescimento que começa a se consolidar”.
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